No Mautic, existem uma serie de diferenças no processamento dos e-mails de acordo como eles são disparados. Dentre os muitos processos, vale apresentar 3 métodos: Envio manual, Envio agendado e o Envio agendado da Marketing Stacks.
O disparo de e-mails mautic avulsos tem uma serie de nomes que variam de acordo com a ferramenta escolhida ou o processo utilizado para o disparo.
Para fins de alinhamento das informações abaixo vou chamar este tipo de envio de “Broadcast”.
O Broadcast é aquele tipo de e-mail que normalmente se constrói desvinculado de quaisquer sequencias, com o objetivo de ser entregue a uma lista determinada, que por sua própria natureza exige urgência e rapidez na entrega.
No Mautic, após o e-mail broadcast ser criado, pode ser disparado por pelo menos três maneiras:
- A primeira delas é enviando diretamente a um contato específico.
- A segunda é apontando para uma lista e disparando imediatamente.
- E a terceira que é agendando os horários para o início e fim do processo de envio.
Embora, para o usuário final, todas as três maneiras garantiram o sucesso no seu processo de envio. Porém, cada uma delas sofre uma execução diferente no nível do servidor (conhecido também como backend).
Quando o usuário executa um envio individual ou um envio manual para uma lista, ou seja, quando ele seleciona o e-mail e clica no botão enviar.
O Mautic compreende que o usuário deseja acompanhar o processo e exibe a tela de acompanhamento para que ele selecione o tamanho do bloco, e em seguida ele abre uma janela com uma barra de progressão para indicar qual é a situação do processo solicitado.
Aqui vai uma dica bacana: sempre escolha valores menores, não vai interferir na velocidade de envio, mas pode ajudar a acompanhar a barra de progressão com maiores detalhes.
Mas, quando o usuário decide programar o envio ele seleciona o e-mail, e nos campos “Publicado em” e “Não publicado”, define quando o Mautic deve iniciar o processo de envio daqueles e-mails – e até quando deve manter o envio caso um novo lead ingresse no segmento apontado como alvo do e-mail. Assim que o prazo se findar, o e-mail é desativado.
E Qual Deles é o Melhor?
Quando o seu Mautic é configurado adequadamente, existe uma diferença de performance entre dois processos. No processo de envio manual, o comando que executa o envio do e-mail vai depender da interface do usuário, e com isto, se há falhas ou lentidões na conexão com a internet podem interferir no processo.
Além disso é necessário que o você mantenha a janela aberta enquanto o processo é realizado.
Quanto maior é o número de e-mails a serem enviados, maior é o tempo de permanecia deste acompanhamento e superior também será a possibilidade de falhas na comunicação da interface com o servidor, podendo acarretar interrupção do processo.
Porém, quando é utilizado para poucos envios, o processo executa com menos exigência do servidor e garante um relatório imediato em caso de falha no processamento de algum dos e-mails.
No processo por meio de agendamento, tudo acontece no âmbito do Backend, e neste caso, não importa o que o usuário esteja executando na interface, o processo será realizado até o fim, a não ser que seja interrompido por ação humana ou que encontre alguma falha na relação com o SMTP.
Isto ajuda a tornar a sua execução da tarefa mais eficiente, ganhando performance e exigindo muito menos do servidor. Este processo é ideal para aqueles que utilizam servidores pequenos para o envio, ajudando a poupar recursos de execução.
De acordo com esta informações, podemos concluir que o processo de envio do Broadcast manual pela interface, vai suprir melhor as necessidades daqueles que desejam executar pequenos disparos pontuais.
E que o processo de envio agendado, apesar de acontecer sem o acompanhamento do usuário, tem maior performance o que garante mais velocidade na execução da tarefa sem exigir muito do servidor.
Sobre esse assunto ainda existe uma terceira via, que é o envio de broadcast agendado utilizando o método de lotes da Marketing Stacks.
Método De Envio de E-mails Mautic Por Lotes da Marketing Stacks
Para os clientes da Marketing Stacks existe uma terceira via neste processo, muito mais dinâmica e cerca de dez vezes mais eficiente.
É o método de envio agendado por lotes, este método é configurado como padrão em todas as aplicações que são executadas em nosso servidor – ele permite que os servidores ao invés de processar uma fila com todos os contatos que devem receber um Broadcast agendado, separem os contatos em grandes lotes e os execute de uma só vez.
Este processo faz com que ao invés do Mautic gerar um e-mail por execução, passe a executar dez e-mails em um mesmo comando.
Garantindo assim que o seu processo possa trazer um enorme ganho de tempo na geração e na entrega dos e-mails.
Alguns clientes chegam a gerar de dez a quinze mil e-mails por minuto, que depois disto são processados e entregue ao SMTP configurado.
Como é um processo inteiramente automático, uma das precauções tomadas na sua construção é de que ele gere os lotes de acordo com o tamanho da base de dados dos clientes.
Garantindo maior aproveitamento dos recursos e satisfação dos nossos clientes, sejam eles usuários dos pequenos planos ou dos planos High Stacks.
Como Posso Utilizar Este Processo Por Lote?
Se você já é cliente da Marketing Stacks, o processo já está sendo atribuído ao seu Mautic por padrão. Basta que você opte por gerar o disparo dos Broadcast por meio de agendamento. Pois apenas nesse processo o controlador dos Lotes é executado.
Caso ainda não seja cliente da Marketing Stacks, está aberto o convite para se juntar ao nosso grupo e desfrutar do Mautic de alto rendimento, cuidado por profissionais que entendem e possuem ampla experiência na plataforma.
Além deste processamento por lote, tem uma série de outras melhorias embarcadas que permitem com que sua aplicação sempre dê o máximo de resultado independentemente do tamanho da sua conta.