Caso real de um cliente MkStacks
Hoje um dos nossos clientes enviou um e-mail para uma lista extensa de contatos, neste e-mail havia um link que foi enviado com problemas. Ele nos pediu suporte pois, o link retornava com a mensagem de erro 404. Pensei por algum tempo até que resolvi pedir mais detalhes sobre o problema. De repente veio uma ideia simples, mas que resolveu o problema completamente.
Antes de entender o que fizemos para solucionar, preciso que você entenda que todo link do Mautic é rastreado. E como esse rastreamento é construído, permiti que mesmo um link já enviado para todos os clientes da sua lista, seja modificado para qualquer endereço.
O Mautic, quando tem todas as configurações de rastreamento ativas, executa uma espécie de intermediação dos links. Assim como os serviços de redução de URL, toda vez que um lead clica em um link gerado pelo Mautic, ele primeiro faz uma requisição para o Mautic e depois o Mautic o redireciona para o endereço final. Está habilidade é chamada de proxy ou roteamento de URL.
Dentro desse cenário, os links gerados nos e-mails têm uma estrutura semelhante a esta:
https://meumautic.com.br/r/3034e30kdvkcvlkdf03dfj3r?ct=YTo1OntzOjY6InNvdXJjZSI7YToyOntpOjA7czoxNDoiY2FtcGFpZ24uZXZlbnQiO2k6MTtpOjI0ODt9czo1OiJlbWFpbCI7aTo1O3M6NDoic3RhdCI7czoyMjoiNjE0YTM5MWRjZjQ0MjY1ODk2Mzg2OCI7czo0OiJsZWFkIjtzOjY6IjIxNDAxOSI7czo3OiJjaGFubmVsIjthOjE6e3M6NToiZW1haWwiO2k6NTt9fQ%3D%3D&
O trecho em vermelho é a URL base do Mautic, ela contém o domínio acrescentado com o trecho “/r/”, no caso é a rota do “router“, ou seja, aquele trecho leva direto a uma função que está preparada para receber a URL que vai chegar e tratar os dados que virão a seguir.
O trecho em azul é o hash único referente a este link, é o identificados deste link no banco de dados. Ou seja, sempre que o Mautic foi chamar este mesmo link em qualquer canal, ele vai utilizar este mesmo hash. Existem casos aonde um mesmo link seja registrado mais de uma vez no banco, mas para este caso, um novo hash será gerado.
O trecho em verde, é um complemento que carrega toda identificação de variações que este link pode receber, por exemplo, qual foi o canal, qual foi o lead que clicou, qual foi o evento de campanha e qualquer outra informação que seja necessária para tornar esse hash único. Ele é formado através de um array, codificado em base 64. Ou seja, se você selecionar o trecho apresentado e solicitar a decodificação do base 64, ele irá mostrar os seguintes dados.
a:5:{s:6:"source";a:2:{i:0;s:14:"campaign.event";i:1;i:248;}s:5:"email";i:5;s:4:"stat";s:22:"3034e30kdvkcvlkdf03dfj3r";s:4:"lead";s:6:"214019";s:7:"channel";a:1:{s:5:"email";i:5;}}
No primeiro trecho aponta o endpoint que deve ser chamado para que o link final seja fornecido, já no segundo trecho, revela o link final, e o terceiro identifica quem está solicitando. Tendo uma visão clara destes eventos, e compreendendo o que aconteceu no caso do nosso cliente, quando um link é enviado de forma equivocada, basta buscar a referência do hash que localizará o link final no banco de dados e editar.
Como editar este link?
O Mautic grava os dados de redirecionamento, cliques e relatórios dos links nas tabelas do banco de dados, caso você precise alterar um link que tenha sido enviado de forma erronea, procure pela tabela “page_redirects“. Nesta tabela estão descritos todos os links rastreados pelo Mautic, para identificar qual deles deve ser alterado, busque pelo hash contido no link do e-mail final na coluna “redirect_id“, logo ao lado desta coluna, existe a coluna “url” e nela você vai encontrar o link para aonde o Mautic irá redirecionar os contatos sempre que alguém clicar no link indicado.

Assim que a URL for modificada, todo e qualquer link é ajustado para que os novos cliques redirecionem os leads para o caminho corrigido. E isto acontece sem que você precise modificar os links enviados pelo e-mail.
Por outro lado, é sempre melhor contar com o planejamento e evitar o envio de links problemáticos, pois eles podem comprometer a reputação de seu domínio e até mesmo, causas transtornos ao seu cliente que tenha clicado no link antes que a alteração tenha sido efetuada.
Caso você precise de efetuar esta alteração, vai precisar de acesso total ao banco de dados. Se você é um cliente da Marketing Stacks, basta solicitar ao suporte que a alteração poderá ser realizada imediatamente.